sábado, 25 de agosto de 2007

20 DICAS

1 - Backup do Registro
Antes de executar qualquer procedimento que modifique o Registro do Windows, é aconselhável fazer um backup desse banco de dados de configuração. Um passo em falso cometido ao mexer no Registro pode prejudicar o funcionamento do sistema e, no limite, forçar a reinstalação de todo o Windows. Ter uma cópia de segurança do Registro é uma forma de evitar problemas. Para fazer o backup, abra o Editor do Registro (acione Iniciar/Executar e digite regedit). Nesse programa, selecione o ícone Meu Computador e dê o comando Registro/Exportar Arquivo do Registro. Forneça um nome para o arquivo e salve-o. Esse arquivo, que receberá a extensão REG, conterá todas as informações do Registro. Se algo der errado, basta restaurá-lo para fazer o micro retornar às condições anteriores ao problema. Detalhe: você também pode fazer backups parciais. Para isso, escolha no Editor a pasta desejada e repita o procedimento descrito acima. Um duplo clique num arquivo REG restaura aquela parte do Registro.

2 - Backup e Restore
Uma forma alternativa de fazer um backup do Registro é dar o comando Iniciar/Desligar/Reiniciar em Modo MS-DOS. Agora, no DOS, digite o comando:
scanreg /backup
A operação inversa -- ou seja, a recuperação do backup -- também deve ser feita em modo DOS:
scanreg /restore
Este último comando é utilíssimo quando o sistema não inicializa. Você pode dar o boot em modo DOS e restaurar o backup do Registro. Mesmo que você não tenha feito manualmente uma cópia de segurança, sempre existe uma, feita pelo próprio sistema, salvo em casos de grave complicação. No Windows Me, esses comandos podem ser executados em modo gráfico, na janela DOS.

3 - Menu desdobrável
No Windows 98, quando você tem muitos programas instalados, o menu Programas se torna uma enorme coluna de opções, cuja altura ultrapassa os limites da tela. Assim, para encontrar algumas opções, você precisa fazer o menu rolar para cima ou para baixo. Uma alternativa é dar a esse menu a condição de se desdobrar em duas colunas, como acontece no Windows Me e no XP. Para adicionar essa característica ao Win98, abra o Editor do Registro e localize nele a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\ Microsoft\Windows\CurrentVersion\ explorer\Advanced. Clique com o botão direito numa área livre do lado direito da janela do programa. No menu, escolha Novo/Valor da Seqüência. Substitua o título Novo Valor #1 pela expressão StartMenuScrollPrograms. Dê um duplo clique nesse nome e, no campo Dados do Valor, escreva False. Agora, confira: o menu pode permanecer ainda algum tempo no modo antigo, mas logo ele vai se apresentar em duas colunas.

4 - Sem a opção de Logoff
Se somente você usa sua máquina e ela não pertence a um ambiente de rede, não faz sentido a opção Efetuar Logoff de no tronco do menu Iniciar. Quer eliminá-la? Abra o Editor do Registro e navegue até a chave HKEY_CURRENT_USER\ Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer. Clique com o botão direito no lado direito da janela, numa área livre, e escolha no menu Novo/Valor Dword. Renomeie esse valor como NoLogOff. Agora, dê um duplo clique nesse item e digite, na caixa Dados do Valor, o número 1. Abra o menu Iniciar e veja que a opção Efetuar Logoff não está mais lá. Bingo!

5 - Atalho rápido
A maneira mais rápida de criar um atalho no desktop para um programa ou documento é clicar nele com o botão direito e, no menu, escolher Enviar Para/Área de Trabalho (Criar Atalho). Você pode usar esse comando inclusive com itens de menu, nas situações em que o programa instala um link no menu e você quer que ele esteja disponível no desktop.
6 - Arquivos de sistema
É possível saber se algum arquivo vital de seu sistema foi alterado ou corrompido. Uma forma de fazer isso é usar o Verificador de Arquivos do Sistema. Trata-se do programa Sfc.exe, que fica semi-oculto no diretório c:\windows. Para abri-lo, acione Iniciar/Executar e digite o comando sfc. O Verificador localiza arquivos corrompidos e também extrai arquivos "sadios" do disco de instalação do Windows.

7 - Fora da minha bandeja!
Vários programas, que nem são tão importantes assim, têm o péssimo hábito de instalar ícones na bandeja do sistema -- a área da barra de tarefas onde fica o relógio. Em muitos casos, o programa invade aquela área mais por jogada de marketing do que por necessidade técnica. Com isso, eles gastam, à toa, recursos de sua máquina, tornam a inicialização mais lenta e ainda ocupam espaço na barra de tarefas. Se você tiver certeza de que pode expulsar alguns desses intrusos, veja como proceder. Acione Iniciar/Executar e digite o comando msconfig. Com isso você abre um programa oculto chamado Utilitário de Configuração do Sistema. Ele permite fazer uma série de ajustes no Windows. Para expulsar um programa da bandeja, clique na orelha Iniciar e desmarque a caixa ao lado do nome dele.

8 - Foto na tela de sistema
O Windows oferece um recurso para que os fabricantes de micros incluam no sistema seu logotipo e informações de suporte. Esses dados, se utilizados, aparecem na tela Propriedades de Sistema (botão direito em Meu Computador/Propriedades). A opção criada para fabricantes de PC abre a possibilidade de personalização dessa tela por parte do usuário. É simples: No Windows 98 ou Me, escolha um bitmap e renomeie-o como Oemlogo.bmp. Essa imagem (que pode ser uma foto ou uma figura qualquer) deve ter, mais ou menos, o tamanho de 210 por 130 pixels. Além disso, crie no Bloco de Notas um arquivo INI com o seguinte conteúdo:

[General]
Manufacturer=<>
Model=<>

[Support Information]
First Line=<>
Second Line=<>
Third Line=<>

A mensagem pode prosseguir com as entradas Fourth Line, Fifth Line etc. Salve esse arquivo texto com o nome Oeminfo.ini. Transfira os dois arquivos (Oemlogo.bmp e Oeminfo.ini) para o diretório c:\windows\system. Veja o resultado na tela Propriedades de Sistema. A figura e os dados da seção [General] aparecem na tela. Os outros itens são mostrados mediante um clique no botão Informações de Suporte. Este truque também funciona no Windows 2000 e no XP. Só que, nessas versões, os dois arquivos devem ser salvos na pasta de sistema, que é System32. Em alguns casos, o Windows Me não exibe o botão Informações de Suporte.

9 - Servidor de rede?
Você pode aumentar a performance de disco em seu computador informando ao Windows que ele é um servidor de rede. Para isso, acione Painel de Controle/Sistema. Em seguida, clique na orelha Desempenho e no botão Sistema de Arquivos. Na caixa Função deste Computador, escolha Servidor de Rede. Com essa configuração, o Windows reserva lugar na memória para guardar os 64 últimos diretórios acessados e também os últimos 2729 arquivos. Isso consome cerca de 16 KB de memória, mas permite que o sistema dê respostas mais rápidas se for necessário voltar a algum dos itens registrados na memória.

10 - Diretório inicial
Em todas as versões mais recentes do Windows -- 2000, Me e XP --, o Windows Explorer exibe, inicialmente, o diretório Meus Documentos. Muitos usuários não gostam disso, talvez por causa do hábito adquirido em versões anteriores, nas quais o Explorer sempre se abre apontando para a pasta c:\. Você pode modificar esse comportamento. Veja como fazer isso no Windows XP. Primeiro, copie no menu um atalho para o Windows Explorer (botão direito na opção do menu, Copiar). Cole esse atalho no desktop. Agora, faça um teste. Clique com o botão direito no ícone e acione Propriedades. Na orelha Atalho, a caixa Destino contém:
%SystemRoot%\explorer.exe
Com essa linha de comando, o Explorer aponta para Meus Documentos. Modifique-a e faça-o exibir outro diretório. Por exemplo, para iniciar em c:\, escreva:
%SystemRoot%\explorer.exe /n,/e,c:\
Observe: entre explorer.exe e /n deve haver um espaço. O parâmetro %SystemRoot% corresponde à pasta de sistema -- que em geral é c:\windows, mas no XP e no 2000 pode estar em outro drive. O último parâmetro, c:\, pode ser substituído por outro diretório. Exemplo para abrir o Explorer em c:\download:
%SystemRoot%\explorer.exe /n,/e,c:\download
Se você abre várias pastas com freqüência, pode criar diferentes atalhos para o Explorer, cada um endereçado a uma dessas pastas. Com adaptações, esta dica também funciona no Windows 98, Me e 2000. Os dois primeiros não aceitam o parâmetro %SystemRoot%. Neles, você tem de digitar, diretamente: c:\windows.
11 - Meus Documentos
Quem disse que a pasta Meus Documentos tem de ficar em c:\Meus Documentos? Pelo menos no Windows Me e no XP, isso não é verdade. Clique com o botão direito no ícone Meus Documentos e escolha Propriedades. Na tela que se abre, você vai ver, na caixa Destino, a localização atual da pasta. Clique em Localizar Destino para definir outro endereço-padrão para os documentos. Se, além de mudar o endereço, você quiser transferir os arquivos já armazenados na pasta atual, clique no botão Mover. Todos os arquivos da pasta serão transferidos para a nova localização.

12 - Colunas no Explorer
No Windows Explorer, ao visualizar arquivos e pastas no modo Detalhes, é possível fazer alguns ajustes no esquema de exibição. Se você quiser trocar de posição uma coluna como Nome, Tamanho e Tipo, basta arrasá-la horizontalmente com o mouse.

13 - Protetor de tela
No Windows XP, você pode criar um protetor de tela absolutamente personalizado. Clique com o botão direito numa área livre do desktop e escolha Propriedades. Abre-se a janela Propriedades de Vídeo. Nela, clique na orelha Proteção de Tela. Na lista dos screensavers disponíveis, escolha Apresentação de Slides de Minhas Imagens. Agora, clique no botão Visualizar para ver o que acontece. É isso mesmo: as figuras que estão no diretório Minhas Imagens são mostradas em seqüência na tela. Clique no botão Configurações e faça ajustes no tempo para troca de figuras. Você também pode configurar a pasta em que estão as imagens de seu screensaver personalizado.

14 - Texto mais nítido
O XP oferece um recurso que melhora consideravelmente a visualização de textos na tela do computador. Trata-se da tecnologia ClearType, criada para propiciar boa leitura no Windows em telas de cristal líquido de notebooks e micros de mão. Para ligar o ClearType no XP, abra a tela Propriedades de Vídeo e clique na orelha Aparência. Acione o botão Efeitos e marque a caixa que tem por legenda "Usar este método para suavizar as bordas das fontes de tela". Em seguida, escolha, na caixa logo abaixo, a opção ClearType. Sinta a diferença: as letras ficam mais nítidas e mais agradáveis à leitura.

15 - Modo de compatibilidade
No Windows XP, é possível que algum programa antigo dê problema de compatibilidade. Uma possível saída é fazer o XP fingir que é uma versão anterior, aquela em que o programa rodava normalmente. Para isso, clique com o botão direito num atalho ou no arquivo executável do programa e escolha Propriedades. Na orelha Compatibilidade, marque a caixa Executar Este Programa em Modo de Compatibilidade. Na caixa logo abaixo, escolha a versão do Windows em que o programa rodava corretamente. As opções são: Windows 95, 98/Me, NT 4.0 (com Service Pack 5.0) e Windows 2000.
16 - Ferramentas administrativas
Alguns dos itens mais profissionais do Windows 2000 Professional ficam meio escondidos no sistema. Opções como Ferramentas Administrativas não aparecem no menu e têm de ser buscadas no Painel de Controle. Se você quiser deixar esses recursos mais à mão, clique numa área livre da barra de tarefas e escolha Propriedades. Em seguida, clique na orelha Avançado. Na caixa Configurações do Menu Iniciar, marque a opção Exibir Ferramentas Administrativas. A opção Ferramentas Administrativas vai aparecer no menu Programas. Ela contém, por exemplo, uma chamada para o item Gerenciamento do Computador, onde ficam, por exemplo, o Desfragmentador de Disco e o controle de usuários e grupos de trabalho.

17 - Disquete de boot
O Windows 2000 não oferece no sistema uma opção para a criação de um disquete de inicialização. Para isso, você precisa ir ao cd de instalação e localizar o diretório Bootdisk. Nele, acione o programa Makeboot.exe para criar o disquete de inicialização.

18 - Disco de emergência
E se seu Win2000 apresentar problemas na hora de inicializar? Não custa nada ter à mão um disco de emergência. Para criá-lo, acione Iniciar/Programas/Acessórios/Ferramentas de Sistema/Backup. No menu, clique em Ferramentas e escolha Criar Disco de Reparação de Emergência. Na janela que se abre, marque a opção Também Fazer Backup do Registro na Pasta de Reparo (essa pasta fica no disco rígido). Coloque no drive um disquete vazio. Se aparecer algum problema, como corrupção do Registro, inicialize o PC com um disquete de boot e escolha a opção Reparar. Em seguida, insira o disco de emergência.

19 - Disco de inicialização
No Windows Me ou 98, você abre a opção Adicionar ou Remover Programas e lá encontra um botão para criar um disco de inicialização. Esse botão não existe no XP. Para criar um disquete de sistema, coloque um disquete no drive A. Clique com o botão direito no ícone desse drive e escolha Formatar. Na tela Formatar Disquete, marque a opção Criar Um Disco de Inicialização do MS-DOS.

20 - Ctrl+Alt+Del, adeus
No Windows 2000 Pro, a tela de logon só aparece depois do comando Ctrl+Alt+Del. É um procedimento importante em redes corporativas, mas cansativo no ambiente doméstico. É possível eliminar esse passo. No Painel de Controle, abra o item Usuários e Senhas. Selecione a orelha Avançado e desmarque a opção Exigir que Os Usuários Pressionem Ctrl-Alt-Delete Antes do Logon.

Nenhum comentário: