sábado, 25 de agosto de 2007

DICAS UTÉIS - CUIDE DO SEU MICRO_CUIDADOS GERAIS

DICAS UTÉIS - CUIDE DO SEU MICRO

CUIDADOS GERAIS

Use uma boa rede elétrica, de preferência com aterramento, feito por um bom eletricista. Use um estabilizador de voltagem. Um bom filtro de linha com aterramento é talvez mais importante do que um estabilizador de voltagem porque nas nossas linhas de transmissão de energia existem muito mais problemas de ruídos (que são corrigidos pelo filtro de linha) do que de variações (que são corrigidas pelo estabilizador). As fontes dos microcomputadores mais modernos já aceitam variações de tensão na entrada.

Quando desligar o computador, cubra-o com capas plásticas. Use capas para o gabinete, monitor, teclado e impressora.

Mantenha a mesa do micro sempre limpa e isenta de poeira. Não fumar e nem fazer lanches na mesa do computador.
Evite ligar e desligar o micro várias vezes ao dia. Melhor ligá-lo de manhã e desligá-lo no final do expediente.
Usar SCREEN SAVERS para aumentar a durabilidade do monitor. Os mais eficazes são aqueles que mantém a maior parte da tela escura.
Anote as configurações do "CMOS SETUP", para que fique mais fácil reprogramá-lo em caso de perda.
Uma vez por dia use programas detectores de vírus. Use também um escudo anti-vírus residente na memória.
Usar utilitários como SCANDISK ou Norton Disk Doctor uma vez por semana. Esses programas detectam e corrigem erros na estrutura lógica do winchester.
Limpeza geral de poeira e contatos, CHECKUP de hardware devem ser feitas por um técnico competente, uma vez por ano.
Não fazer ou desfazer conexões com os equipamentos ligados (Ex: conectar o cabo da impressora).
LIMPEZA EXTERNA

Alguns tipos de sabão possuem agentes muito fortes, como amoníaco e soda cáustica. Para reduzir a chance de que esses agentes ataquem a tinta do gabinete, Nossa equipe desenvolveu uma linha de produtos específicos para a limpeza de seu micro. A Pasta LIMPA COMPUTADORES USE e o Limpa Teclados TEK JEL ( ADQUIRA O SEU AQUI )Limpe o seu monitor, teclado, mouse, CPU, FAX, telefone, celular, sem o risco de danificá-los.

GARANTIA

Quanto à questão de perda de garantia, ainda não se achou uma solução que seja boa tanto para os usuários como para os fabricantes. Ela pode variar de um revendedor ou fabricante para outro. Alguns exigem que instalações adicionais sejam feitas pelos seus próprios técnicos, caso contrário ocorre uma perda automática de garantia. Outros continuam fornecendo garantia mesmo que o PC seja aberto para expansões, mas anulam a garantia caso constatem que um determinado defeito foi causado por erro do usuário nas suas instalações. Este critério é muito subjetivo, e pode ser usado pelo fabricante como uma desculpa para, por exemplo, deixar de trocar um disco rígido defeituoso (você deve ter estragado o disco rígido quando foi instalar o modem...). A maioria dos fabricantes impõem algum tipo de restrição para que usuários inexperientes não estraguem seus computadores fazendo instalações erradas. Terminado o prazo de garantia, não têm nada a perder fazendo instalações adicionais.

O PROBLEMA DA POEIRA

Mau contato nos conectores e nos soquetes dos chips do microcomputador e dos periféricos, defeitos mecânicos nos drives de disquetes, erros de leitura causados por sujeira nas cabeças dos drives, mau contato no teclado, problemas mecânicos na impressora... A poeira pode ser a causadora de vários defeitos sérios que podem ser evitados com uma manutenção preventiva adequada. Bastam adotar as seguintes medidas:

Sempre que possível procure instalar o seu microcomputador em local protegido.

Uso de capas de proteção.- A capa pode ser adquirida em lojas de suprimentos de informática. Devem ser adquiridas capas para o gabinete, monitor, teclado e impressora. Podem ser de plástico ou tecido.A capa de tecido acumula mais poeira. Enquanto o PC não estiver ligado as capas devem ser colocadas. Isso reduz drasticamente a quantidade de poeira no interior do equipamento. A poeira não precisa de convite para entrar. Qualquer fresta ou orifício é suficiente para que seja estabelecido um fluxo de poeira que se acumula no interior do equipamento. A capa é a melhor forma de cortar este fluxo. A capa ideal é aquela que cobre o computador por todos os lados, INCLUSIVE ATRAS. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário esperar alguns minutos com o computador desligado antes de colocar as capas. Podem ser colocadas imediatamente, logo após desligá-lo. As capas devem ser limpas semanalmente, por dentro e por fora. O mesmo deve ser feito com a parte externa do gabinete, teclado, impressora, monitor e com a mesa onde o computador está instalado.

Limpezas semestrais ou anuais - Mesmo com o uso da capa, uma certa quantidade de poeira ainda entra no computador, e precisa ser regularmente limpa a cada 6 meses, ou mesmo a cada 12 meses. Para isto é preciso desmontar e montar novamente o computador, então chame o seu técnico de confiança.

PROTEGENDO O COMPUTADOR DA UMIDADE

Além de poeira, a umidade é uma grande causadora de maus contatos. Um computador pode apresentar defeitos após um ou dois anos de uso caso não sejam tomadas às devidas providências. A mistura de poeira com umidade é ainda mais nociva para o computador. Substâncias existentes na poeira, como o enxofre, produzem acidez ao entrarem em contato com a umidade. A poeira ácida pode provocar defeitos no computador em uma questão de alguns meses. Já vimos o que fazer para proteger o computador contra a poeira. Agora veremos o que fazer em relação à umidade. Trata-se de um problema muito sério em regiões litorâneas ou florestais. Para combate-la usa-se capas, sílica gel e limpezas anuais com spray limpador de contatos. A capa plástica, além de proteger o computador da poeira, protege também da umidade. Além disso, é necessária para que a ação da sílica seja eficaz. A sílica é uma substância sólida, com o aspecto similar a areia branca. Também pode ser encontrada na forma de pequenas pedras azuis, do tamanho de grãos de arroz. Possui a propriedade química de atrair para si toda a umidade ao seu redor. A sílica pode ser adquirida em casas de material químico.Os saquinhos devem ser colocados no interior do gabinete, do monitor, da impressora e do teclado, Devem ser presos com uma fita adesiva bem firme em um local qualquer, desde que seja longe da fonte e longe dos circuitos e do disco rígido, pois o calor faz a umidade ser expulsa da sílica.
CUIDADOS EXTRAS NO VERÃO

Será que o calor faz mal para o micro? Será que o micro precisa de ar condicionado? Sim, o calor excessivo faz mal ao micro, e pode inclusive danificá-lo de forma permanente. Se temos a chance de colocar o micro em um local com ar condicionado, é bom fazê-lo, desde que isto não cause transtorno. Se colocar o micro em um local com ar condicionado for problemático ou impossível, temos que tomar cuidados especiais. Quando o micro está localizado em um local quente, a sua temperatura interna é normalmente 20o mais quente do que a temperatura ambiente, portanto é bom se certificar da eficiência do sistema de ventilação do gabinete. Existem coisas que podem ser feitas para melhorar esta ventilação:

Evite deixar a parte traseira do micro muito próxima à parede. Recomenda-se uma distancia mínima de 15 centímetros para facilitar a saída do ar quente que sai pela parte traseira do computador.
Também devemos deixar livre a parte frontal do computador, evitando a obstrução da sua entrada de ar.
Peça ao seu técnico de confiança que abra o gabinete do seu microcomputador e arrume os cabos flat de tal forma que não atrapalhem o fluxo de ar.
Muitos micros possuem fendas na sua parte traseira, em posições correspondentes aos slots que não estão em uso. Essas fendas não ajudam a ventilação. É melhor tampá-las, de modo que o ar frio entrará pela parte frontal do gabinete, circulará pelo seu interior e sairá pela sua parte traseira, graças ao ventilador existente na fonte de alimentação.
Com esses pequenos cuidados, a eficiência da ventilação interna é melhorada, e pode-se assim fazer com que a diferença da temperatura interna para a externa diminua bastante.

AR CONDICIONADO

Quando o micro está em local com ar condicionado muito forte, seus componentes podem ficar a uma temperatura muito baixa (é claro, isto ocorre apenas quando o micro está desligado). Se desligarmos o ar condicionado e abrirmos as janelas, a umidade se condensará nas placas do computador, podendo causar oxidação dos metais, e conseqüentemente mau contato. A melhor regra para evitar este problema é sempre cobrir o computador com a capa assim que for desligado.

Muitas pessoas têm o hábito de ligar o ar condicionado e esperar alguns minutos até a temperatura abaixar para só então ligar o computador. Isto está errado, pois quanto maior for a variação de temperatura, maior será o estresse térmico, grande causador de danos em componentes eletrônicos. O procedimento correto é ligar o micro logo após ligar o ar condicionado, sem esperar o ambiente esfriar.

CHUVAS E TEMPESTADES

Não deixe o micro próximo a uma janela. Além de captar muito mais poeira, tomará sol, e é bom lembrar que você corre o risco de esquecer a janela aberta e aí vem uma daquelas chuvas de verão e...
Tome muito cuidado com raios. Desligue a tomada telefônica (no caso de computadores com modem) e desligue também da tomada da rede elétrica. Aliás, se você tem em casa outros aparelhos elétricos é conveniente desconectá-los de suas tomadas durante tempestades. Se você viajar, deixe tudo desconectado por medida de segurança.
Mesmo depois que a chuva termina, existe o problema da interrupção no fornecimento de energia elétrica. Espere pelo menos meia hora, para ter certeza de que a energia realmente está normalizada antes de retomar o seu trabalho no microcomputador. Procedendo desta forma, você não corre o risco de perder arquivos durante uma outra interrupção de energia. Espere algum tempo.

Nenhum comentário: